Em 1984 Bob Geldof dos Boomtown Rats e Midge Ure dos Ultravox, uniram esforços e criaram o projecto " Band Aid " com o objectivo de empreenderam uma luta contra a fome em África. Tudo começou quando Bob Geldof assistiu em Outubro desse ano a uma reportagem na BBC sobre a fome na Etiópia. Chocado com as imagens que vira, procurou através da música fazer algo que lhe permitisse angariar fundos para combater aquele flagelo. Se a Geldof cabia a coordenação deste projecto, Midge Ure estava encarregue da produção musical. As principais estrelas da pop britânica de então foram convidadas, dando corpo ao " Band Aid ", cujo single " Do they know it`s Christmas? " alcançou o nº1 da tabela de singles britânica a 15 de Dezembro de 1984, tornando-se num intemporal hino de Natal. O projecto de Geldof e Ure não podia ter começado melhor e do outro lado do Altântico a resposta não se fez esperar. " USA for Africa " surgiu em 1985, reunindo nomes sonantes da música norte-americana. Em termos de popularidade este projecto rivalizou com o britânico (também nº1 da tabela de singles britânica a 13 de Abril de 85). Do sucesso de ambos, resultou o primeiro mega-concerto realizado à escala mundial " Live Aid " em Julho de 85. Ponto alto do movimento de luta contra a fome, foi transmitido via-satélite para todo o planeta e tornou-se no principal acontecimento musical da década de 80.
Letra e intérpretes
(Paul Young) It's Christmas time There's no need to be afraid At Christmas time We let in light and we banish shade (Boy George) And in our world of plenty We can spread a smile of joy Throw your arms around the world At Christmas time
(George Michael) But say a prayer Pray for the other ones At Christmas time it's hard (Simon LeBon) But when you're having fun There's a world outside your window (Sting) And it's a world of dread and fear Where the only water flowing is (Bono joins in) The bitter sting of tears And the Christmas bells that are ringing Are clanging chimes of doom (Bono only) Well, tonight thank God it's them instead of you.
(Everyone) And there won't be snow in Africa this Christmas time. The greatest gift they'll get this year is life Where nothing ever grows No rain or rivers flow Do they know it's Christmas time at all?
Feed the world Let them know it's Christmas time Feed the world Do they know it's Christmas time at all?
(Paul Young) Here's to you raise a glass for everyone Here's to them underneath that burning sun Do they know it's Christmas time at all?
Chorus (Everyone) Feed the world Feed the world Feed the world Let them know it's Christmas time again
Feed the world Let them know it's Christmas time again Feed the world Let them know it's Christmas time again
No dia 1 de Dezembro dei um saltinho a Londres para assistir ao concerto dos " The Human League " no Shepherds Bush Empire. Trantando-se de uma oportunidade única para ver uma das bandas mais representativas do electropop do início da década de 80, foi com grande expectativa que aguardei por este momento. Se a música permite-nos viajar no tempo, este concerto foi como recuar 25 anos atrás, altura em que nem sequer fazia ideia de quem os " The Human League " eram. Deixo-vos algumas fotos deste espectáculo inesquecível.
O Eléctrico segue viagem... ainda antes da primeira paragem é fornecido a todos os passageiros o KPS-M80, ou seja, um Kit Prático de Sobrevivência da Música dos 80s, com informações sobre canais e programas a ver, livros a ler, rádios a ouvir, locais a frequentar, sites a consultar... será actualizado regularmente. A primeira versão 1.1 não é mais que o ponto de partida para a eleboração de um guia mais completo no futuro. Mas enquanto este guia não passar de uma luz... ao fundo da linha, ficamo-nos pelas actualizações. Até à próxima paragem e fones nos ouvidos!:)
Leituras - The Best of Smash Hits (The 80s), Mark Frith, Ed. Sphere, 2006 - Escrítica Pop, Miguel Esteves Cardoso, Ed. Assírio & Alvim, 2003 - Os 100 Álbuns mais vendidos dos anos 80, Peter Dodd, Justin Cawthorne, Chris Barrett, Dan Auty, Ed. Estampa, 2005 - 1001 Discos para ouvir antes de morrer, Michael Lydon, Ed. Lisma, 2006 - British Hit Singles & Albums 19th Edition, David Roberts, Guinness World Records, 2006 - Q Magazine (The 80s Issue), Agosto 2006
«brevemente: programas de Rádio e TV, sites na Net, roteiro nocturno, entre outros...»
Se pensarmos em eléctrico com meio de transporte, vem-nos à ideia uma viagem com várias paragens. A viagem será pela música da década de 80 e as paragens, os vários temas abordados. Eléctrico também de música eléctronica com a generalização dos sintetizadores e a revolução que provocaram no universo musical. Todos os standards pop/rock actuais ficaram definidos no período 78/84. É certo que 78 e 79 estão fora dos 80s, mas não é menos verdade que a música que se fez em finais de 70s teve mais a ver com o futuro do que com o passado. Para participarem nesta viagem não serão cobradas entradas. O Eléctrico 80 vai partir...