sábado, 27 de outubro de 2007

100% New Wave! - Japan - " Life in Tokio "

O mês de Outubro tem sido fértil no que respeita a novas rúbricas aqui no Eléctrico 80: Todos os Nº1 do Top Britânico (que brevemente terá novo post dedicado ao ano de 1981) e o Primeiro álbum de... Desta vez a novidade dá pelo nome de 100% New Wave!, que não é mais do que relembrar alguns momentos marcantes do período compreendido entre 1978 e 1984, sem dúvida, o período com o qual me indentifico mais, daí que esta rúbrica seja a primeira que faço a pensar mais nos meus gostos do que nos dos ilustres visitantes deste blog. Trata-se no entanto de um caso pontual porque acima de tudo o Eléctrico 80 é para quem o visita e menos de quem está por detrás do mesmo. O que não significa que não haja quem não goste de New Wave, existe desde a mais acessível (Duran Duran) à mais estranha (John Foxx) e da mais respeitável (Talking Heads) à mais descartável (Toni Basil). O meu problema é gostar de todos embora tente encontrar um equilíbrio e escolher apenas o mais importante em termos de relevância musical.
Quando comecei verdadeiramente a interessar-me por música já a New Wave estava nas últimas, embora nunca tenham deixado de existir bons e maus exemplos inspirados neste género do Rock. Nos tempos que correm temos assistido provavelmente ao maior e mais significativo ressurgimento da New Wave desde 1984. Todo o gosto e interesse que fui adquirindo levou-me a fazer muito trabalho de casa ao longo dos anos de forma a ficar minimamente conhecedor do género. Felizmente e como já referi o presente momento que estamos a atravessar remete muito para um passado em que a New Wave foi raínha, atrevendo-me mesmo a dizer que estamos perante uma segunda New Wave, dada a proliferação de bandas como Interpol, The Long Blondes, ou The Sounds, entre muitas outras.
Mas em termos musicais em que consistia a New Wave? - Em breves palavras encontrei esta definição no Allmusic Guide que diz o seguinte:

" New Wave was a catch-all term for the music that directly followed punk rock; often, the term encompassed punk itself, as well. In retrospect, it became clear that the music following punk could be divided, more or less, into two categories — post-punk and new wave. Where post-punk was arty, difficult, and challenging, new wave was pop music, pure and simple. It retained the fresh vigor and irreverence of punk music, as well as a fascination with electronics, style, and art. "

Aproveitando a recente vinda de David Sylvian a Portugal no passado dia 21 de Outubro ao Grande Auditório do CCB, onde apresentou a sua Tour 2007 The World Is Everything, recuamos um pouco no tempo à data em que Sylvian era vocalista dos Japan, uma das bandas emblemáticas deste período. É certo que a carreira do músico evoluiu noutras áreas com pouco ou nada a ver com o trabalho realizado nos Japan, prova do talento e ecletismo de Sylvian enquanto letrista e compositor. Mas como o passado não se apaga e o tema, bem como os tempos são de New Wave, recuemos ao ano de 1981 para recordar Life in Tokio, single que contou com a colaboração do produtor Giorgio Moroder.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. And Bye.