domingo, 27 de maio de 2007

" Hora do Bolo " - A minha Playlist e outras considerações...


Para quem não saiba, a " Hora do Bolo " é um programa da Radar que vai para o ar aos Sábados pelas 17:00h. e Domingos pelas 16:00h. São programas como estes que tornam a Radar numa rádio diferente, onde a ditadura das playlists menos se faz sentir. A propósito de playlists, li ontem num jornal uma crítica que retrata com perfeição o actual estado da rádio em Portugal:


" Os tempos não andam de feição para quem começa a precisar de se mostrar: a crise discográfica obriga a um afunilamento drástico e deixa à margem quem não alinha no " bloco central " (entenda-se fazer música comercial que tenha presença assegurada nas rádios de grande audiência). Resultado: se até os consagrados têm dificuldade em fazer-se ouvir - também por culpa de uma rádio maioritariamente preguiçosa, conformada e analfabeta - imagine-se o que será a luta de quem persegue a primeira obra. "


Voltando à " Hora do Bolo "... no Sábado passado tive a oportunidade de escolher a playlist deste programa. A coisa passa-se mais ou menos assim: envia-se uma playlist com 12 das nossas músicas preferidas e, caso seja escolhida, somos chamados ao estúdio para participarmos no programa e explicarmos a razão da nossa playlist. Apesar do nervoso miudinho próprio de quem não está familiarizado com o ambiente da rádio, foi uma experiência enriquecedora. Gostaria de um dia poder ter o meu próprio programa de rádio, ideia que ao longo dos últimos anos tem vindo a ganhar forma, e que saiu reforçada com a participação na " Hora do Bolo ".

Sendo a Radar uma estação de perfil alternativo e independente, convém ter algum bom senso na escolha da playlist, quero com isto dizer que as músicas escolhidas deverão enquadrar-se dentro do espírito da rádio. Antes de terminar, não gostaria deixar de referir que uma parte significativa do som que a Radar passar (considerado alternativo em Portugal), não é mais que pop e rock comum com direito a tempo de antena nas ditas rádios de grande audiência do Reino Unido. Infelizmente o panorama radiofónico em Portugal é este e é pena que nomes como The Killers, Bloc Party, Artic Monkeys, Franz Ferdinand, Kaiser Chiefs ou Klaxons, passem ao lado da maioria dos portugueses. Não se conheçe porque não se ouve e não se ouve porque não passa na rádio. É a rádio preguiçosa, conformada e analfabeta que temos. Mas as coisas estão a mudar (lentamente é certo) e os cartazes dos principais festivais de Verão são disso o exemplo: uma lufada de ar fresco no meio do marasmo dos mercados discográfico e rediofónico nacionais, com excepção da Radar, Antena 3 e pouco mais... a alternativa está em 97.8 FM.


Eis a minha playlist... recheada de muita New Wave:

Sétima Legião - "Glória" (Portugal, 1983)
Post Hit - "Vanishing Boys" (Portugal, 2005)
Sparks - "This Town Ain't Big Enough..." (Estados Unidos, 1974)
Kraftwerk - "The Robots" (Alemanha, 1978)
Elvis Costello - "Pump It Up" (Reino Unido, 1978)
Gary Numan - "Cars" (Reino Unido, 1979)
INXS - "Just Keep Walking" (Austrália, 1980)
Human League - "The Things That Dreams..." (Reino Unido, 1981)
Blur - "On Your Own" (Reino Unido, 1997)
Kaiser Chiefs - "Everyday I Love You Less..." (Reino Unido, 2005)
The Killers - "Read My Mind" (Estados Unidos, 2006)
Bloc Party - "I Still Remember" (Reino Unido, 2007)

7 comentários:

Biby Cletus disse...

Cool blog, i just randomly surfed in, but it sure was worth my time, will be back

Deep Regards from the other side of the Moon

Biby Cletus

Rodrigues disse...

Já devias estar na Rádio amigo, pela musica que colecionas, pelo teu trabalho de DJ mas principalmente pela tua paixão pela musica. Da-lhe com moral e com os 80´s em força...

Abraço

BV disse...

Em primeiro lugar saúdo a participação de Biby Cletus, que penso que seja da India. Não sei se fala português... dentro do possível tentarei responder em inglês. O meu caro amigo Rodrigues também é bem vindo... apesar de ser um entusiasta do Rock mais pesado, reconheço-lhe grande interesse pela música em geral. É também o principal responsável por eu passar música à noite. Quanto à minha playlist, não sendo das mais comerciais procurei escolher músicas de que gosto muito e ao mesmo tempo enquadrar-me dentro do som da Radar.

Anónimo disse...

Quem quer ganhar um IPOD???

A Navigator está a oferecer um iPOD de 30Gb todas as semanas! Para ganhares um, só tens que te registar em http://navyou.gps-paper.com/, enviar uma foto criativa com uma resma de papel Navigator e preencher no formulário indicado o código da resma Navigator! É fácil!
Vai ao blogue:
http://www.yourpaperblog.blogspot.com/

Fica a dica, agora aproveitem!

Joana

Anónimo disse...

Eu quero wilson dance with me na proxima playlist ok padrinho?

Pedro Fernandes

JPessanha disse...

Dance with me - Wilson, grande malha, costuma fazer parte do meu set

Anónimo disse...

Nice post and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.