sábado, 20 de outubro de 2007

Em 2004 a nostalgia de 80 era assim...

Apesar das limitações do panorama musical português, quer em termos de mercado quer em termos de talentos, por vezes surgem projectos bastante interessantes inspirados na sonoridade 80s. Tivemos o exemplo dos Post-Hit (já aqui falados a 18 de Agosto) e dos Lotto (brevemente no Electrico 80). Hoje o destaque vai para outra banda portuguesa oriunda de Gaia, que dá pelo nome de Plaza. Formados em 2003 por Simão Praça (ex-Turbojunkie), Quico Serrano (Produtor musical, ex-Três Tristes Tigres, Salada de Frutas e Frei Fado del Rei) e Paulo Praça (ex-Turbojunkie e Grace), editaram no ano seguinte o álbum Meeting Point. O single de apresentação ficou a cargo de Out (On the Radio), destacando-se também os temas In Fiction e July the 1st 1984. De acordo com o DN Online de 26/08/2005 " os Plaza misturaram a música de dança com as doses certas de electro-pop a lembrar os ambientes mais frenéticos da década de 80. O disco de estreia, Meeting Point, foi uma surpresa delicodoce no panorama musical português, numa espécie de revivalismo futurista com canções que oscilam entre as batidas kitsch (não confundir com descartáveis) e o sentido sonoro de obra-prima ". Palavras para quê...

4 comentários:

Rodrigues disse...

Õlha ai está um bom post sobre algumas bandas que conheço e até oiço. è um prazer ler estes pedaços da cultura musical que o meu amigo nos distribui aqui pela web.
1Abraço

playlist disse...

Belo post. Entre 2003 e 2005 tivemos óptimas bandas pop a nível nacional. Algumas já falaste e muito bem. O "the club" dos Loto, ficará para mim como um dos melhores discos que já tive oportunidade de ouvir. Adoro aquele cd e em 2004, quando tinha 19aninhos aquilo bateu forte;). Grande disco Pop. Assim como este dos plaza que gosto imenso.

Abrc.

Planeta Pop disse...

Gosto bastante de ambos, dos Loto e dos Plaza. Espero tê-los por cá durante muito. Fazem falta numa paisagem musical tão cinzenta...e pretenciosa.

Cheers.

Anónimo disse...

gostaria que os plaza tivessem continuado sao uma exelente banda so espero que um dia voltem com cançoes espetaculares como a Plaza - (Out) On the Radio