sábado, 23 de junho de 2007

Diz que é uma espécie de festival... Lisbon 80s Fest!

O formato dos grandes festivais está estabelecido em Portugal, mas o dos pequenos nem por isso. Questiona-se se existe mercado para tantos festivais, mas o balanço só poderá ser feito depois de terminada o Verão. Apesar da realidade do mercado Britânico não ser comparável à nossa, onde o formato do pequeno festival está mais consolidado, penso que em Portugal ainda exista mercado para a realização de eventos de menor dimensão.
O formato deste pequeno festival não andaria muito longe do dos grandes eventos. A principal diferença estaria na dimensão do recinto e no número de artistas convidados. A temática seria mais restrita: Anos 80, por exemplo. O objectivo seria despertar o interesse do público-alvo para assistir a todos os concertos realizados. Tal com nos grandes festivais, o preço do bilhete para os 3 dias seria mais vantajoso do que a compra do bilhete de 1 dia. Quanto aos artistas convidados, teriam de ser nomes credíveis, com notoriedade suficiente para a realização de um concerto em nome próprio no mesmo recinto. Tanto as datas como os artistas referidos são meramente indicativos. A minha ideia seria então a seguinte:

12 comentários:

Tremoço Radioactivo disse...

LOL

Depois de ver o Morrissey em Paredes de Coura, acho que ele nunca poria os pés num festival chamado 80's FEST.

Mas a ideia é de louvar

BV disse...

Caro amigo Tremoço,
Seja bem-vindo depois de uma longa ausência!:) Os seus comentários no Eléctrico 80 são sempre tidos em grande consideração e espero que, daqui para a frente, não fique ausente durante tanto tempo. Quanto a Morrissey, é lamentável o que aconteceu em Paredes de Coura! Independentemente do que Morrissey seja, ele foi, é, e será sempre um dos nomes maiores do pop/rock alternativo dos últimos vinte anos! Penso que uma experiência menos positiva em Paredes de Coura não inviabilizaria a presença deste artista num festival 80s, ainda por cima numa noite mais alternativa! Só não mencionei os The Smiths neste festival porque, segundo Morrissey, está fora de questão esta mítica banda dos 80s regressar...

Tremoço Radioactivo disse...

Não, não. Não é pelo que aconteceu nessa noite em particular que eu disse o que disse.

Depois de ver o comportamento em geral dele, e os comentários que fez, e depois de ouvir o recente disco ao vivo que ele lançou no ano passado, "Live At Earls Court", pareceu-me mais ou menos claro que o Morrissey, por muito bom que seja, e é-o, pareceu-me um indivíduo ainda atormentado pela sombra do passado. Parece-me nítido que ele canta as canções dos Smiths pq sabe que muita gente está á espera delas. Acredito que por ele, tocaria apenas canções suas, da carreira a solo.

PF disse...

Pelo que vejo os anos 80 continuam sempre em grande plano! Esta ideia é uma verdeira sensação! o que diriam muitos críticos musicais, sobre esta ideia única de reunir bandas desta estirpe num festival nacional?...

Ricardo Sardo disse...

Eu concordo com esta iniciativa.
Força Bruno, avança, estamos contigo!
Poderia sugerir outros nomes, também, mas este cartaz não está nada mau...
Abraço.

Tremoço Radioactivo disse...

"Avança"?

Mas isto não é um exercício teórico e académico?

BV disse...

Só não é mais do que um exercício académico e teórico porque eu não tenho $€$€$ nem know-how para pô-lo em prática...

AlémTejo100Lei disse...

e uma noite anos 80 numa discoteca jagoza? agora que até temos o Lorenzo club?

BV disse...

Caro Pixacomxis,
Já fui ao Lorenzo Club e apesar de ter gostado não é o tipo de discoteca que me pareça aberto a uma iniciativa deste género, inflizmente! O tipo de sonoridade que lá passa e o tipo de pessoas que o frequenta (em relação à faixa etária) deixa pouca margem de manobra. Não estou a ver o Gugu a investir dinheiro num espaço onde passa house e dance music para de um momento para o outro fazer uma festa 80s, desenquadrada do espírito da discoteca. Em relação ao Lisbon 80s Fest, tenho pouca esperança em realizar um evento desta magnitude mas, pelo menos, uma grande festa 80s hei-de conseguir!
1 Abraço...

Rui Zamith disse...

Parabéns ao fundador deste blog dos anos 80, é sempre de louvar um projecto desta natureza, com base na GRANDE época dos anos 80.

Já agora, passem por este blog criado por mim e uns amigos, tb aficionados pelos anos 80! - superpop80s.blogspot.com

Quanto ao 80's Fest, lá estaria se ele viesse a concretizar-se! Achei curioso este tópico aqui criado, pois existe um festival de rock na Holanda, onde ano após ano recebem grandes nomes, entre eles muitos dos que dominaram a época de 80. A minha irmã vive na Holanda, e este ano estive a pensar dar lá um salto em Junho, altura do festival, mas acabou por não me ser possível. Nomes como: Aerosmith, Toto, Scorpions, INXS, Europe, Roger Hodgson (Supertramp), entre outros, estiveram por lá a bombar este ano. No ano passado Deep Purple, Deff Leppard, John Waite, Roger Waters, Status Quo, Whitesnake! Muitos deles poderão já estar em idade de reforma, mas duvido que não "rejubilassemos" todos com o evento :-)

Um abraço do Porto a todo o pessoal (já percebi que a maioria seja de Lisboa e arredores!) hehe

Rui Zamith disse...

Já agora:

http://www.arrowrockfestival.nl/

É este o site do festival!

BV disse...

Caro Rzamith,
Apresento as minhas desculpas por só agora estar a dar-lhe as boas-vindas pela participação no Eléctrico 80. Devido ao facto deste post ser mais antigo, só hoje vi o seu comentário. Já dei uma breve vista de olhos no Superpop80s e agradou-me bastante!:) Vou passar a visitá-lo com regularidade, tendo já adicionado aos meus links. Reparei no pormenor do meu caro amigo ser relativamente novo e gostar da música dos Anos 80. É de louvar porque revela uma cultura musical abrangente. Relativamente ao título do post, é de facto uma ideia que gostaria de um dia concretizar. Estou à espera da resposta de um patrocinador embora seja mais com o objectivo de fazer uma festa, certamente mais fácil que um festival por mais pequeno que este seja. Sei da existência de eventos semelhantes como o Retrofest no Reino Unido. O da Holanda, embora mais rock, não conhecia. Grato pela informação!:)
Caso hajam adiantamentos concretos sobre este assunto, oportunamente farei chega ao conhecimento de todos.
Volte sempre...