segunda-feira, 2 de julho de 2007

Pet Shop Boys e a-ha frente a frente!

Em meados da década de 80, duas bandas distinguiram-se ao fazer pop comercial de qualidade: os ingleses Pet Shop Boys e os noruegueses a-ha. Ambas conseguiram fugir ao cliché europop, alicerce de muitas bandas de duvidosa qualidade, sustentado em grande parte pelo trio de produtores sueco Stock, Aitken e Waterman. Esta autêntica máquina de produzir música de plástico sabia o que fazia e a prova disso foi o início fulgurante da carreira de Kylie Minogue. Mas outros nomes ficariam igualmente conhecidos do grande público, como Rick Astley, Bananarama, Mel & Kim ou Dead or Alive. A sua música era de tal forma standardizada que parecia que apenas mudavam os músicos, mantendo-se sempre a mesma sonoridade.
Mas a prova de que a música pop pode ter qualidade e identidade, está nas duas bandas que protagonizam mais um frente a frente no Eléctrico 80: Pet Shop Boys e a-ha. Os primeiros, naturais de Londres e formados pela dupla Neil Tennant e Christopher Lowe, seguiram uma sonoridade virada para as pistas de dança, enquanto que os a-ha, oriundos de Oslo e formados pelo trio Marten Harket, Pal Waaktaar e Magne Furuholmen, assimilaram influências mais próximas da synth-pop e da new wave. Sem os Pet Shop Boys jamais a pop dançável ganharia o respeito da crítica e sem os a-ha, dificilmente outra banda exploraria tão bem o videoclip, como o fizeram os Duran Duran na primeira metade da década de 80. A música pop tinha o futuro assegurado por mais uns anos.
O ano de 1985 marca então a estreia dos Pet Shop Boys e dos a-ha. Desde a sua fundação, em 81 e 82 respectivamente, teriam de esperar alguns anos até alcançarem o sucesso que aconteceria logo com os singles de estreia, West End Girls, que catapultou os Pet Shop Boys para a 1ª posição dos tops britânico e norte-americano e Take on Me que apenas perderia o 1º lugar do top britânico, ficando-se pela 2ª posição. Em matéria de álbuns, os a-ha saíram-se melhor, já que Hunting High and Low chegou a número 2 da tabela de vendas britânica, enquanto que Please dos Pet Shop Boys teve de se contentar com o 3º lugar. A explicação do sucesso no lado de lá do Atlântico deveu-se à sonoridade dance-pop de West End Girls, facilmente assimilável pela juventude norte-americana. Já em relação aos noruegueses, o êxito de Take on Me, justifica-se pelo excelente vídeo popularizado pela MTV. Realizado segundo uma técnica de animação denominada “ rotoscopia “, na qual cada quadro do vídeo filmado é posteriormente desenhado à mão para dar o efeito de desenho animado, viria a vencer seis categorias no MTV Vídeo Music Awards.
A carreira dos Pet Shop Boys foi muito regular nos anos seguintes, alcançando mais três primeiros lugares no top britânico com os singles It´s a sin, Always on my mind e Heart e uma primeira posição com o álbum Very em 93. Outros temas ficariam igualmente na memória de todos como Suburbia, What have o done to deserve this? e Domino dancing. Nos anos 90 a chama apagou-se um pouco, mas nem por isso deixaram de ser presença regular nos tops. Desde a versão do tema dos U2 Where he streets have no name, passando por Go West, outra versão, desta vez dos Village People, até Se a vida é, sem esquecer os mais recentes New York City Boy e Home and dry, penso que teremos Pet Shop Boys por mais uns bons anos.
O mesmo não se poderá dizer em relação aos a-ha. Apesar do sucesso igualmente constante ao longo da década de 80, com o single The sun always shine on tv a alcançar o 1º lugar do top britânico e do sucesso de temas como Hunting high and low, I`ve been losing you, Cry wolf e The living daylights, este último a fazer parte da banda sonora do filme 007 – Risco Imediato, os a-ha apenas alcançariam mais um Top10 em solo britânico com o single Stay on these roads em 88. Ainda neste ano e com alguma popularidade, não nos podemos esquecer de Touchy! e You are the one. O single Crying in the rain do álbum East of the Sun West of the Moon de 90 foi, talvez, o último grande êxito dos a-ha. A carreira do trio norueguês entrava agora numa fase menos mediática, à semelhança de outras bandas dos anos 80, embora com bons álbuns. O principal factor que terá contribuído para que a carreira dos Pet Shop Boys permanecesse mais activa terá sido a menor erosão da sonoridade dance-pop ao passar dos tempos. Neste aspecto os a-ha ficaram mais limitados e por isso menos adaptados, apesar da qualidade dos seus trabalhos até aos dias de hoje. O facto de serem oriundos de outro país, se bem que menos relevante, poderá ser outro factor a ter em conta.
Apenas como termo de comparação, a seguinte tabela revela-nos o desempenho dos Pet Shop Boys e dos a-ha no top britânico.

PET SHOP BOYS NO TOP BRITÂNICO (até 31/12/2005)
Posição geral: 59º (596 semanas)
Álbuns: 14 (352 semanas)
Álbuns em Top 10: 11
Singles: 38 (244 semanas)
Singles em Top 10: 21
Álbuns (excepto compilações) - Posição máxima
Please -
Disco - 15º
Actually -
Introspective -
Behaviour -
Very -
Disco2 -
Alternative -
Bilingual -
Nightlife -
Release -
Disco3 - 36º

A-HA NO TOP BRITÂNICO (até 31/12/2005)
Posição geral: 211º (289 semanas)
Álbuns: 9 (156 semanas)
Álbuns em Top 10: 3
Singles: 19 (133 semanas)
Singles em Top 10: 8
Álbuns (excepto compilações) - Posição máxima
Hunting high and low -
Scoundrel days -
Stay on these roads -
East of the sun west of the moon - 12º
Memorial beach - 12º
Minor earth major sky - 27º
Lifelines - 67º

11 comentários:

Ricardo Sardo disse...

Sempre gostei dos 2 grupos, mas prefiro os A-Ha.
"The living daylights", "Stay on these roads" e "Hunting high and low" são 3 musicas simplesmentes excelentes e que me acompanharam sempre na minha adolescência. São musicas que não esqueço e ainda hoje ouço com o mesmo gosto de sempre.
Por isso, neste confronto, para mim venceriam os noruegueses...
Abraço.

BV disse...

Como sempre procuro ser o mais isento possível quando faço os frente a frente! Pessoalmente não me inclino para nenhuma das duas bandas, já que gosto muito de ambas, muito mesmo...

Ricardo Sardo disse...

E tens sido isento amigo Bruno.
Quanto às preferência, prefiro os A-Ha, mas sempre gostei dos Pet Shop Boys.
Aliás, um dos mais recentes "singles", "Numb", é, para mim, uma das melhores músicas deles de sempre...
Abraço.

Anónimo disse...

Os Pet Shop Boys fazem das melhores letras que eu já ouvi... e eu que perdi tanto tempo com os Duran Duran.

E tudo mudou quanto os vi cá em Portugal!
Conseguem grandes efeitos visuais com muito pouco, comparativamente a uma exuberante Madonna (também gosto muito) e o último DVD prova-o.

*boy

PS: A voz do vocalista dos a-ha sempre me faz pensar que lhe estão a apertar os ditos... mas eu não sou fã deles, daí o meu comentário depreciativo... pelo que deve ser liminarmente desconsiderado.

BV disse...

Caro *boy,
Já tinha dado pela sua ausência. A sua participação no Eléctrico 80 é e será sempre bem-vinda. Espero que, daqui para a frente, não se ausente por tanto tempo. Não sei se tem blog... se o tiver terei imenso gosto em participar também. Com a sua preferência pelo Pet Shop Boys, estamos neste momento com um empate de 1-1! Como gosto de ambos, a minha votação não iria influenciar o resultado final. Vamos ver se mais alguém vota e para onde pendem os pratos da balança...

Planeta Pop disse...

Duas grandes bandas POP, sem dúvida, embora nenhuma chegue aos calcanhares dos "meus" Duran Duran. Eh eh..
Curiosamente, sempre tive uma maior preferência pelos A-Ha. A "culpa" talvez seja da voz do Morten, uma das melhores com que já me deparei. Mas também de canções como "Hunting High And Low", "Take On Me", "Scoundrel Days", "October", "there's never a forever thing", "Summer moved on" e outras.
Mas, atenção, considero os PSB uma banda genial. Não apenas pelas letras irónicas e ácidas do Neil Tennant, mas acima de tudo pela quantidade e qualidade das melodias Pop que produziram ao longo da sua carreira.
Cheers!

PF disse...

Bem a meu ver o melhor de todos são os pet shop boys, grande banda , grandes hinos e um levar a pop a prazeres impensaveis so mesmo eles! voto pet shop boys de caras!

Anónimo disse...

I've got all the albuns but they are a bit sad but my goodness lovely songs on it my fave at the moment its Numb damn good.Thank you guys for the good music

Anónimo disse...

Curiosamente duas bandas que começaram por ter exito mos EUA (ainda podíamos juntar os T'pau neste campeonato) mas que teriam muito mais exito na europa e que na américa teriam poucos sucessos.

Sempre gostei mais de música pop do que de rock. No entanto os últimos anos, de boysbands e britneys, estragaram a música pop.

Anónimo disse...

Amo o Pet Shop Boys, mas o A-ha também é um grupo que está no meu top 10...Curto muito o A-ha.
Agora 2011 - o Pet Shop Boys está produzindo junto com o A-ha, o novo trabalho solo do Murten do A-ha terá também algo do Pet Shop Boys.

Anónimo disse...

a-ha forever !