segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Morreu Tony Wilson!

Tony Wilson apresentando o magazine So It Goes

Tony Wilson, fundador da Factory Records e mentor do fenómeno " Madchester ", faleceu Sexta-Feira passada no Christie Hospital em Manchester, aos 57 anos, vítima de ataque cardíaco, apesar de lutar contra um cancro desde o início de 2006.
Natural de Salford, Lancashire, o jornalista e apresentador de TV formado em Cambridge com uma especialização em língua inglesa começou por estagiar na ITN. Fez carreira na Granada Television e passou também pela BBC. Tony Wilson foi um dos principais responsáveis pela revolução no mercado musical britânico em meados da década de 70, ao dar ao novos talentos de então a oportunidade de serem alguém, num mercado dominado pelas grandes editoras e pelos " super-grupos ". O facto de ter assistido em 1976 ao primeiro concerto dos Sex Pistols fê-lo perceber que algo estava a nascer. Faltava só preparar o terreno para que o que vira pudesse crescer. Os conceitos alternativo e independente davam os primeiros passos.
A Factory Records tornou-se então numa espécie de albergue para nomes como Joy Division, New Order, Happy Mondays, Clash, Buzzcocks, entre outros. A abertura de dois espaços: um clube nocturno para actuação das bandas da sua editora e mais tarde a discoteca " Hacienda " que se tornaria no centro da noite de Manchester, deram um impulso à vida nocturna desta cidade, muito marcada pela recessão económica e social dos Anos 70. Do ambiente urbano-depressivo até ao fenómeno " Madchester " foi um ápice. Os dias agora eram de festa... nascia a cultura Rave.
24 Hour Party People é um filme/documentário autobiográfico, realizado em 2002 por Michael Winterbottom e interpretado por Steve Coogan (no papel de Tony Wlson) que nos dá a conhecer o ambiente em torno de Manchester, desde meados de 70 a inícios de 90, e faz-se acompanhar de uma excelente banda sonora, da qual destaco Love Will Tear Us Apart, o maior êxito dos Joy Division.

» Ver também 24 Hour Party People - " Do Punk à pastilha! " (post de 8 de Fevereiro de 2007)

1 comentário:

playlist disse...

Perdeu-se um grande exemplo de como se deve estar na música!! ENORME Tony Wilson..que descanse em paz.